O banho do bebê

Nos primeiros dias, até que o cordão umbilical caia, você não dará banho no bebê. Ele será higienizado com algodão embebido em água fervida. Oferecemos abaixo uma sugestão de como você preparará e fará essa higiene no bebê.

Coloque sobre uma mesa, uma bacia vazia, e ao seu lado direito uma bacia com água morna fervida. Deixe à mão uma chaleira com água quente. À esquerda faça um forro, com um pedaço de espuma. Sobre ele coloque o cueiro e sobre o cueiro a fralda dobrada, pronta para ser colocada. Sobre tudo estenda um pedaço de plástico e finalmente uma toalha macia. Mais para o lado, ponha toda roupinha que o bebê deverá vestir, desdobrada e desabotoada.

Segure o bebê ainda vestido com seu braço esquerdo, com a cabecinha apoiada em sua mão esquerda, apoiando-se junto ao seu corpo. Faça com que sua cabecinha fique em cima da bacia vazia e com a mão direita tome uma canequinha, jogando a água morna do recipiente em sua cabeça. Passe o sabonete e massageie suavemente, enxaguando com mais água morna. Enxugue a cabecinha suavemente, numa ponta da toalha a seu lado.

Verifique se a água esfriou, caso a água tenha esfriado, acrescente mais água morna. Deite o bebê sobre a toalha e tire a roupa dele, da cintura para cima. Pegue algodão, embeba na água morna fervida, aperte bem e passe no rosto, no pescoço, no peito, nas axilas, braços e mãos. Vire o bebê e passe o algodão nas cotas. Enxugue sem esfregar. O uso do talco não é muito recomendado, pois pode provocar alergia. Vista a camisa do bebê. Agora você cuidará da parte de baixo. Tire a fralda passando o algodão úmido nos órgãos genitais. Levante suas perninhas e limpe cuidadosamente ao redor do ânus, para evitar que ali fique qualquer resíduo de fezes. Em seguida enxugue delicadamente, retire a toalha e o forro plástico colocando o bebê já sobre as fraldas dobradas. Prenda com alfinete e enrole o cueiro. Até a queda do cordão umbilical, o bebê não deverá usar calça plástica.

Após a queda do cordão, você poderá dar o banho na banheira com morna, sendo que nos primeiros meses é recomendável que a água seja fervida.

Banho bebê recém-nascido passo a passo

compartilhar: