Gravidez & Bebês – A primeira consulta

A sua primeira consulta

A primeira consulta é muito importante. Você deve escolher seu médico e de preferência continuar com ele. É interessante que o marido participe desta primeira consulta. Ela consta inicialmente de uma entrevista com o médico, na qual ele fará inúmeras perguntas sobre sua saúde, e a de seu marido, sobre sua família e a dele. Indagará sobre a regularidade de suas menstruações e a idade em que começaram ter relações sexuais, enfim, o médico preencherá a sua ficha com todos os dados que ele julgar ser importante para acompanhar sua gestação e para atendê-la no parto.

Ao final da entrevista você será conduzida para a sala de exames; você subirá na mesa de exames, uma espécie de cama alta. Neste exame, que é muito minucioso, o médico examinará seus reflexos, sua pressão, seu coração, seus pulmões, sua garganta, dentes, olhos etc. Além disso, você será pesada e medida.

O médico pedirá certamente que você providencie exames de urina e de sangue. Há três exames de sangue: um de anemia, um de sífilis e outros de fator RH, do qual falaremos com mais detalhes adiante.

O médico lhe fará uma série de recomendações para que sua gravidez transcorra sem problemas. Dar-lhe-á orientação sobre alimentação, sono, exercícios, etc. E esta é uma boa oportunidade para você esclarecer dúvidas sobre o que é conveniente ou não fazer durante a gravidez. Por exemplo, a maioria das mulheres quando esperam o primeiro filho não sabem se podem manter relações sexuais, se podem beber ou fumar e outras coisas.

Possivelmente, ainda nessa consulta o médico lhe dirá a data aproximada do nascimento do bebê. A gestação durará cerca de 266 dias. É muito difícil determinar o dia da concepção; então se calculará este dia, contando 14 dias do início da ultima menstruação

Você deverá informar-se também das despesas que terão com a maternidade e com os serviços médicos, serviços de anestesias e outros. Isso é importante para que você e seu marido possam planejar as despesas de tal forma a quando chegar o momento do parto não haja problemas financeiros.

Por fim o médico lhe indicará com que frequência você deverá voltar para outras consultas. Geralmente é indicada uma consulta mensal até o sétimo mês e nos dois últimos meses as consultas serão mais frequentes.

compartilhar: